domingo, 19 de dezembro de 2021

Dia de Ação de Graças (1)


 ILUSTRAÇÃO

"O Dia Ação de Graças é assinalado na última quinta-feira de novembro e tem origem em 1621, quando se diz que os colonizadores ingleses partilharam uma refeição com os nativos da tribo Wampanoag.

Um dos feriados mais importantes do calendário nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças costuma levar milhões de pessoas a viajarem para junto das suas famílias, sendo uma tradição mais importante até do que o Natal. Neste ano, com a covid-19 a arrasar o sistema de saúde e o número de novas infeções mais alto desde que a pandemia começou, muitos norte-americanos decidiram ficar em casa e não arriscar. A Ação de Graças, sinônimo de peru recheado e grandes ajuntamentos familiares, será um feriado mais solitário para muita gente, num ano em que várias outras celebrações também foram canceladas.

Por que não comemoramos no Brasil?

O principal motivo pela falta de comemoração do Dia de Ação de Graças no Brasil é justamente o mesmo que envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, e não pela Inglaterra, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa. Juntamente com as influências africanas e indígenas.

Ainda assim, mesmo que por aqui a comemoração não seja muito usual, a data foi regulamentada no calendário nacional em 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, o presidente Castello Branco definiu que a celebração seria feita no mesmo dia que nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira do mês de novembro.

No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é feriado e sua comemoração é, geralmente, restrita às escolas de língua inglesa, às empresas de origem americana e às famílias que seguem a religião protestante…"

Fonte: https://www.dn.pt/mundo/

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário