sábado, 16 de abril de 2022

Diversidade da População Brasileira


 "A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira."

Fonte (texto): Internet

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Pirâmide Operária

Charge de inspiração livre no quadro “Operários” (1933) de Tarsila do Amaral.

“A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente.

Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. (…)

Fonte (texto parcial): https://www.culturagenial.com/


 

sábado, 9 de abril de 2022

Transporte Sustentável

“Transporte sustentável é o termo utilizado para definir todas aquelas estratégias que visam melhorar a vida nas cidades e garantir o direito de ir e vir com mais praticidade e sem prejudicar o meio ambiente.

Embora a palavra sustentável seja amplamente utilizada para falar apenas de melhorias no uso de insumos não-renováveis, ela quer dizer muito mais que isso. Ser sustentável é apostar em iniciativas que tragam ganhos para todos no longo prazo.

Uma mobilidade centrada em pessoas e não em veículos é melhor para as cidades, para nossos bolsos e até para as empresas.

(…)

O transporte sustentável segue alguns princípios que pontuam quais são os meios menos prejudiciais para o trânsito urbano. Dentre as características das iniciativas nesse sentido, temos o planejamento de cidades densas, orientadas ao transporte público e com malhas viárias mais extensas e otimizadas.

Fomentar caminhadas, o uso de bicicletas e patinetes elétricos, implementar melhorias nos sistemas de transporte disponibilizados para a população e controlar o uso de veículos são algumas das estratégias para melhorar a vida nas cidades. Mas apenas uma abordagem dinâmica, que abre o diálogo com a sociedade e coloca as necessidades do usuário em primeiro lugar, que é capaz de realizar grandes transformações.

As cidades com os melhores sistemas de transporte são aquelas que consideram ambos, arquitetura e tecnologia, para oferecer soluções práticas, intuitivas e economicamente viáveis.”

Fonte: onmobih.com.br/

domingo, 3 de abril de 2022

Tapume


 

Venda de Títulos de Nobreza no Segundo Reinado


 

"Diferentemente de outros países de nobreza mais antiga, como a Inglaterra, os títulos brasileiros não eram hereditários (e custavam dinheiro). Oficialmente, serviam para recompensar serviços prestados à pátria. Foi por seu desempenho na Guerra do Paraguai, por exemplo, que Luís Alves de Lima e Silva tornou-se um dos três duques do Brasil (os outros foram o duque de Santa Cruz e a duquesa de Goiás).

Mas não era preciso ser um grande herói para receber a honraria. Em um único dia, 12 de outubro de 1826, dom Pedro I criou 23 novos marqueses. Os títulos foram dados a 980 pessoas. Algumas eram agraciadas mais de uma vez, como José Francisco de Mesquita, que ganhou cinco designações (entre elas, conde de Bonfim).

Com a proclamação da República, as posições de nobreza perderam a validade. Ainda assim, 120 anos depois, elas permanecem no imaginário brasileiro e em milhares de ruas, cidades e instituições, que remetem aos tempos em que o título era fundamental para a ascensão política e social. Veja a seguir a hierarquia dos títulos e o que significavam originalmente na Europa medieval, do maior para o menor.

Duque: vem do latim Dux, (líder, o que conduz). Era o mais alto título após príncipe, rei e imperador, geralmente reservado para parentes fora da linha de sucessão na própria família real, ou vassalos governantes (nos ducados). O título custava 2.450.000 réis (na grafia 2:450$000; cada milhão de réis era chamado de conto, então são 2 contos e 450 mil réis). 

Marquês: do germânico Markgraf, o defensor da Marca, isto é, províncias de fronteiras. Era uma grande responsabilidade ser dono de propriedades nessas regiões, porque eram as primeiras a ser atacadas em guerras, e o dono devia manter forças consideráveis. Por isso era o segundo título mais importante. Preço: 2:020$000 (R$ 292 mil reais).

Conde: do latim Comitem (companheiro). Nobre de alto status, proprietário de ao menos um castelo, comandando um condado. Preço: 1:575$000 (227 mil reais).

Visconde: vice-conde. O sucessor de um condado, geralmente filho do próprio conde. Preço: 1:025$000 (148 mil reais).

Barão: Do latim vulgar Baro (servo, soldado). Título de baixa nobreza, de Acesso, acima dos cavaleiros (quando não há o título ainda menor de Baronete).  Preço: 750$000 (108 mil reais)."

 Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br